As 6 melhores ferramentas de inteligência artificial (IA) para ajudar nos estudos – Olhar Digital

As 6 melhores ferramentas de inteligência artificial (IA) para ajudar nos estudos – Olhar Digital

As ferramentas de inteligência artificial já existem há algum tempo, mas ganharam muitos holofotes recentemente em virtude da repercussão sobre o ChatGPT: um robô virtual que fornece respostas para perguntas e solicitações via chat. Embora este último seja bastante útil para pesquisas, ele não é o único que pode auxiliar na rotina dos usuários. Por isso, destacamos a seguir algumas das melhores ferramentas de inteligência artificial para ajudá-lo nos estudos.
Leia mais:
Como já dito anteriormente, o ChatGPT pode ser um grande aliado para quem busca informações detalhadas sobre os mais variados tipos de informações. Isso porque o software utiliza como base todos os textos públicos da internet, os analisa e produz um texto informativo que responde às perguntas e solicitações que o usuário envia no chat.
O lado negativo é que o robô não lista as fontes de suas pesquisas, além de ter uma base de dados que data até 2021. Contudo, a ferramenta ainda pode ser útil para quem deseja mais simplicidade na hora de desenvolver pesquisas na internet. Uma das características que o diferencia do Google –– além da base de dados datada até 2021 –– é a possibilidade de o usuário solicitar comandos específicos e bastante completos para o robô; como uma lista de ideias para TCC para a sua graduação.
É uma ferramenta gratuita que permite criar diferentes coleções para organizar os artigos acadêmicos encontrados. Além disso, a plataforma possui algoritmos que aprendem sobre o que você procura e sugere arquivos baseados no seu perfil dentro do site, o que pode poupar tempo para encontrar pesquisas relevantes. Também é possível acessar uma “rede acadêmica” de artigos e coautoria de gráficos, o que ajuda o usuário a acompanhar e aprofundar o trabalho sobre determinado tópico ou de um autor específico.
O software foi desenvolvido especialmente para auxiliar o público acadêmico, ao invés do ChatGPT, por exemplo. A desvantagem é que a ferramenta só funciona em inglês, contudo, ela fornece respostas baseadas em artigos científicos publicados por pesquisadores. Então, uma vez que o usuário fizer uma pergunta, o Consensus fornecerá um sumário de respostas baseadas em artigos, além de possibilitar que você acesse cada um dos arquivos de onde o robô se baseou para dar as respostas. Ele também mostra quantas outras pessoas já citaram este mesmo artigo anteriormente.
É mais um site gratuito alimentado por inteligência artificial. O objetivo da plataforma é receber o upload de um arquivo PDF (em inglês), analisar as informações fornecidas pelo artigo, e então responder perguntas do usuário cujas respostas estejam inseridas no arquivo. Ou seja, é como se você fornecesse as informações a um robô e depois o testasse para ver se ele aprendeu o conteúdo.
Após o carregamento do PDF, o software ainda fornece um pequeno resumo sobre o conteúdo recebido e o disponibiliza alguns exemplos de perguntas que poderiam ser feitas com base nos conhecimentos colhidos do arquivo enviado.
O Elicit funciona quase como uma versão melhorada do site Consensus, pois além de fornecer respostas baseadas em publicações científicas ou demais fontes previamente verificadas, ele possibilita ao usuário a chance de salvar as repostas favoritas, informa o título e autor da pesquisa científica, quando ela foi lançada, quantas pessoas já citaram, a área de pesquisa a qual o artigo pertence e muito mais. Pode ser uma boa opção para mestrandos e doutorandos que precisam encontrar artigos facilmente e saber como citá-los.
Além das respostas baseadas nos artigos, o site também fornece um pequeno sumário que resume a resposta geral sobre a pergunta enviada, o que serve para poupar tempo do usuário. Este exemplo de IA também só funciona em inglês, o que pode ser uma desvantagem para quem não domina o idioma.
Esta IA é semelhante ao Elicit e pode ser utilizada (em inglês) para adquirir citações provenientes de artigos acadêmicos. Além disso, ela também informa se uma informação que você enviou já tiver sido refutada anteriormente por acadêmicos atuais. Por exemplo, se você perguntar se a Terra é plana, uma lista de respostas vai aparecer e algumas delas apresentarão argumentos que refutam o pensamento terraplanista.
Ao contrário das outras plataformas citadas até agora, esta é paga, embora forneça um teste gratuito por alguns dias para desfrutar das funcionalidades.
Com informações: EuroNews.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Wagner Edwards é jornalista freelancer e soma experiências nas áreas de tecnologia, saúde, beleza, e cultura pop. Atualmente, colabora na editoria de Dicas e Tutoriais no site Olhar Digital.
Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.

source

Share This

Qual é a sua reação?
0Gostei0Muito Bom0Wow0Amei0Não Curti0Não Gostei

Deixe um comentário

Fique por dentro.
Assine nossa newsletter.

Receba dicas incríveis e PROMPTS de comandos úteis para facilitar seu dia a dia,
diretamente na sua caixa de entrada!

A maior comunidade Brasileira de Prompts para ChatGPT OpenAI e outras inteligências artificiais.

Copyright ©  ChatGPT Academy 2024. Todos os direitos reservados.

Copyright ©  ChatGPT Academy 2024. Todos os direitos reservados.