02/05/2024

05 março 2023 às 00h00
Não é segredo que foi noticiado meses atrás que a ferramenta de Inteligência Artificial, o ChatGPT, desenvolvido pela empresa norte-americana OpenAI, foi aprovada na primeira fase do exame de ordem, acertando 48/80 das questões que lhe foi submetido a responder.
O sistema ainda conseguiu ser aprovado no exame final do Master in Business Administration (MBA) da Universidade de Wharton, no Exame de Ordem (MBE) e também no Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos (USMLE).
O robô consegue criar textos em questão de minutos, de maneira objetiva e criativa. A ferramenta consegue produzir desde peças processuais, respostas em provas e testes, e consegue ainda simular uma conversa, como se pessoa fosse.
Mas, conforme o título deste texto, como o ChatGPT pode ser utilizado como ferramenta para escritórios de advocacia?
Aparentemente, a resposta é sim. O advogado, poderá expor informações no ChatGPT com determinados comandos, e o mesmo poderá redigir uma contestação, uma petição inicial e até um recurso, de forma simples e objetiva. 
Destacamos que, por ser um sistema de automação, o mesmo não é provido da “criatividade” que os advogados possuem, bem como do poder de convencimento e forma de escrita específicas que podem não ser encontradas, até o presente momento, em nenhuma IA em desenvolvimento no mercado.
Contudo, uma vez que se tenha um escritório focado em contencioso e demandas de massa, nada impede que se utilize o ChatGPT como ferramenta de optimização de tempo, vez que consegue redigir textos simples e objetivos em questão de minutos, enquanto um advogado comum demandaria horas para a mesma. 
Uma ferramenta desse nível, aliado a vários outros “robôs” de gestão presentes no mercado, que organizam prazos processuais, financeiros, e inclusive robôs que protocolam em cada portal de tribunal de justiça, tendem a ser o futuro dos escritórios de advocacia que focam em contencioso e tem demandas de massa em várias áreas. 
A tecnologia está chegando e entrando na vida dos escritórios de advocacia, não para substituí-los, mas para otimizar o trabalho dos mesmos.

Polêmica: é necessário ter autorização legal para gravar audiências?
STJ homologa decisão estrangeira e Robinho cumprirá pena no brasil
STF concede licença maternidade reduzida à mãe não gestante em…

Redes sociais
© 2024 Jornal Opção. Todos os direitos reservados.

source

Share This

Qual é a sua reação?
0Gostei0Muito Bom0Wow0Amei0Não Curti0Não Gostei

Deixe um comentário

Fique por dentro.
Assine nossa newsletter.

Receba dicas incríveis e PROMPTS de comandos úteis para facilitar seu dia a dia,
diretamente na sua caixa de entrada!

A maior comunidade Brasileira de Prompts para ChatGPT OpenAI e outras inteligências artificiais.

Copyright ©  ChatGPT Academy 2024. Todos os direitos reservados.

Copyright ©  ChatGPT Academy 2024. Todos os direitos reservados.