Metropóles
atualizado
Desde o seu lançamento, realizado em novembro do ano passado, o ChatGPT tomou conta das discussões na internet. Desenvolvido pela startup OpenAI, o chatbot conversacional apresenta um programa de inteligência artificial (IA) capaz de responder perguntas e fornecer informações sobre diversos assuntos. O hype em torno do ChatGPT vai muito além de uma palavra da moda nas comunidades de tecnologia e marketing. A novidade, que atua com base na leitura de textos das internet e orientação de humanos, pode ser revolucionária no universo do marketing digital.
Com a expertise em diálogos, a inovação pode ser usada de inúmeras maneiras — e é exatamente por isso, que notamos grande parte da empolgação entre os profissionais, já que ele pode atuar como uma ferramenta de produtividade prática para análise e criatividade em diversos canais. Podemos ver o uso da ferramenta para redigir posts para redes sociais, desenvolver páginas com programação simples e até mesmo para definir roteiros de campanhas. De vilão a aliado, o recurso promete gerar texto realista e de fácil entendimento.
Além de impactar significativamente o setor, a tecnologia exige novas habilidades profissionais para lidar com a plataforma, podendo gerar, até mesmo, novas profissões. Ou seja, o chat não chega a substituir 100% os especialistas, mas contribui em diversas atividades do dia a dia e vem como uma ótima ferramenta colaborativa para melhorar a qualidade do criativo e elaborar conteúdo mais fluido.
Com isso, temos cinco grandes oportunidades de uso: criação de conteúdo, personalização para determinadas tarefas, capacidade de processar diversas solicitações simultaneamente, uso de benchmark com referências para suas estratégias de marketing e metodologias de conteúdo, e aprendizado contínuo, o que permite que ele aprenda e se adapte às necessidades do usuário.
Mas como qualquer novidade, é preciso ficar atento às deficiências que a tecnologia carrega e que podem afetar sua estratégia de marketing digital. Eventualmente, o bot pode trazer informações imprecisas, gerar um conteúdo tendencioso ou até mesmo ser exageradamente prolixo.
Seja como for, um impacto esperado é que a notoriedade do ChatGPT vai elevar o nível de exigência do consumidor ao conversar com um robô. Ou seja, depois de experimentar a conversa com o ChatGPT, os usuários vão buscar cada vez mais a mesma qualidade quando for atendido por outro chatbot.
Assim, com a perspectiva certa, o mecanismo mostra grande potencial para se tornar uma vertente indispensável e até mesmo um assistente fiel. E como qualquer tecnologia, um meio neste processo é treinar o bot, que com o seu uso frequente, estará apto para impactar positivamente as estratégias de marketing digital para o seu negócio e se tornar uma vertente indispensável na comunicação.
Na foto está Mahara sorrindo e, no fundo, há uma logo da Octadesk - MetrópolesMahara Scholz é Head de Marketing na Octadesk.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Todos os direitos reservados
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

source

Share This

Qual é a sua reação?
0Gostei0Muito Bom0Wow0Amei0Não Curti0Não Gostei

Deixe um comentário

Fique por dentro.
Assine nossa newsletter.

Receba dicas incríveis e PROMPTS de comandos úteis para facilitar seu dia a dia,
diretamente na sua caixa de entrada!

A maior comunidade Brasileira de Prompts para ChatGPT OpenAI e outras inteligências artificiais.

Copyright ©  ChatGPT Academy 2024. Todos os direitos reservados.

Copyright ©  ChatGPT Academy 2024. Todos os direitos reservados.